A Renda Passiva do Seu Filho Começa Com Isso…

Fique até o final do texto para receber a sua recompensa!

Se você participasse de algum treinamento presencial meu, ainda em 2017, 2018 ou até em 2019, certamente uma das primeiras coisas que eu te perguntaria seria se você tinha ouvido falar que…

“Você tem que gastar menos do que você ganha”

É bem provável que você diria que sim, já ouviu falar sobre isso ( ainda não não recebi uma resposta negativa para essa pergunta)

A próxima pergunta seria:

“E por que gastamos mais do que ganhamos?”

Bem, você ficaria um pouco sem graça, mas acabaria enumerando vários motivos pelos quais foi e é tão difícil cumprir essa regra básica de educação financeira.

⚠️
E mais, tenho certeza de que se você é pai/mãe ou educador tem a preocupação de ajudar sua família ou alunos a atingir esse objetivo tão importante.

Quando me pedem para explicar o que é renda passiva e por que esse termo dá nome ao jogo, gosto de mostrar que a renda passiva, mais conhecida como “o dinheiro trabalhando para você” nada mais é do que uma boa desculpa para que você organize toda a sua vida.

Quer ver?

O Que É Renda Passiva, afinal?

  • Renda Passiva – investimentos que geram receita (renda) de forma passiva, ou seja, sem que eu coloque considerável esforço de trabalho para isso.
    • Para que a renda passiva seja considerada efetiva, é preciso ter um nível mínimo de endividamento ou, até mesmo, nulo. Taxas de juros pagas maiores que as recebidas de investimentos, sempre tiram mais dinheiro do seu bolso do que você é capaz de receber;
    • Para evitar ou quitar as dívidas, você precisa de um orçamento organizado, isto é, uma ferramenta que te mostra com clareza as entradas e saídas de dinheiro, para que seja possível você saber quando, onde e como gastar bem seus recursos;
    • Com um orçamento em mãos, você terá ainda o esforço de planejar seus gastos para que fiquem abaixo de seus ganhos. Isso resultará em uma sobra orçamentária, ou seja, dinheiro na conta ao final do mês;
    • Com esse dinheiro é que serão feitos os investimentos que geram renda passiva e que, em última instância, levam você a realizar seus sonhos.
⚠️
Poderia acrescentar à lista a importância de conhecer e estudar os investimentos, afinal, não é só entregar seu dinheiro e esperar sentado o retorno. Existe certa manutenção a ser feita, mas que não se compara a sua jornada cansativa de trabalho.

Agora, como vamos fazer para conduzir nossos filhos por esse caminho?

Começando pelo começo…

A primeira pergunta que fazia em meus treinamento é bem intencional e quase retórica. Eu sei que você sabe que deveria gastar menos; e também sei que não é isso que você faz. Provavelmente porque você aprendeu um passo a passo inconsciente de como deveria utilizar seu dinheiro à medida que a vida passa:

📌
1. Estudar muito para poder se formar com louvor.
📌
2. Conseguir um emprego dos sonhos, que te paga muito bem.
📌
3. À medida que vai ganhando mais, vai comprando um carro melhor, uma casa melhor e fazendo viagens mais caras.
📌
4. Conseguir crédito caro quando alguma emergência acontecer e você não for mais capaz de manter esse estilo de vida.

O passo a passo ideal seria…

1. Incentivá-los ao autoconhecimento, explorando seus valores pessoais, personalidade, desejos e habilidades, de forma que se tornem conscientes de quem realmente são e o que pretendem fazer para contribuir com a sociedade.
2. Pessoas que concluíram o passo 1 certamente serão excelentes profissionais, qualquer que seja a carreira escolhida. Profissionais excelentes são remunerados de acordo.
3. Conscientes daquilo que são e do que realmente gostam, terão condições de compor um estilo de vida com muito mais qualidade e dentro de suas possibilidades financeiras.
4. Com um reserva bem montada com a sobra orçamentária, e com a carteira de investimentos gerando renda passiva, a maior preocupação financeira que terão será sobre qual é a melhor forma de realizar seus sonhos e contribuir com a sociedade.

É Hora da Sua Recompensa!

Se você chegou até aqui é por que realmente quer algo para ajudar seus filhos, e você merece a sua recompensa.

Vou te sugerir uma solução que encontramos e que teremos aplicado com mais de 30.000 crianças e adolescentes de 11 a 18 anos de idade até o final do ano.

Estou me referindo ao material de educação financeira que desenvolvemos a partir do jogo de tabuleiro Renda Passiva.

Sem mais delongas, vamos aos 2 jogos responsáveis por promover autoconhecimento e reflexões práticas acerca de um orçamento inteligente, ou seja, aquele que contem itens realmente importantes e com sobra generosa de dinheiro.

  • Por meio de perguntas inteligentes, cada jogador deve montar um perfil para um dos 6 personagens do jogo Renda Passiva;
  • A partir do perfil, deverão apresentar seu personagem aos outros jogadores, dando informações pessoais e profissionais, mas sem mencionar seu nome;
  • O jogador que mais acertar os personagens de seus colegas e tiver seu personagem acertado pelo maior número de jogadores, vence.
  • Esse exercício promove um momento divertido, mas também muito produtivo. À medida que mergulham nos detalhes do perfil do personagem, acabam descobrindo padrões para se conhecerem também.
  • Ao final, temos os checkpoints, a estratégia didática para extrair o máximo de aprendizagem do jogo.

CHECKPOINTS

 

  • Esse jogo é talvez um dos mais completos e simples sobre Orçamento Doméstico que você vai encontrar em qualquer lugar;
  • Nele os jogadores têm a oportunidade de adequar 5 itens de consumo do personagem à renda familiar, ou seja, precisam encontrar soluções inteligentes para transformar o orçamento de alguém que GASTA MAL em um ORÇAMENTO INTELIGENTE;
  • As oportunidades de reflexão são inúmeras, desde qual é o imóvel mais adequado para família de três pessoas até qual é o melhor momento da vida para optar pela compra do carro ou para a viagem dos sonhos.
 
*Para mais detalhes, escaneie o QR Code.

CHECKPOINTS

O livro digital, em conjunto com o jogo Renda Passiva, pode ser o que você precisa para dar o primeiro passo na construção de um futuro próspero para seus filhos e a família de seus filhos.

Caso queria saber mais, acesse nosso site: www.jogorendapassiva.com.br

 

Daniel Frechiani – desenvolvedor do jogo Renda Passiva